segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Sorriso e Gratidão!



Sempre que saio para caminhar, noto uma característica comum a quase todas as pessoas que encontro pelo caminho: a maioria delas está muito séria e não dá ao menos um sorriso!
Muitas caminham de cabeça baixa, outras de sobrancelhas franzidas, com verdadeiras expressões de preocupação. Se me arrisco a dar um sincero bom dia, percebo um grande ar de desconfiança, como quem pensa: “eu nem te conheço”! Alguns poucos retribuem encabulados, mas a grande maioria continua caminhando impassível, totalmente insensível a um pequeno gesto de cordialidade.
É incrível como o sorriso perdeu-se do rosto da maioria das pessoas. Se repararmos bem, não só no percurso da caminhada, mas no supermercado, na feira, nos bancos, no ponto de ônibus, nos corredores dos shoppings, por todas as partes, parece que as pessoas estão pressionadas por tantos problemas sociais, pela violência, os conflitos, pelas dificuldades financeiras e de relacionamentos e trazem este reflexo estampado no rosto.
Mas não podemos entregar os pontos! É preciso que façamos algo!
Já pensaram que somos todos como uma pedrinha jogada num lago? Assim que ela é arremessada, forma círculos que se multiplicam e se espalham por uma grande superfície. Da mesma forma, tudo aquilo que pensamos, falamos e fazemos tem esta mesma força de propagação, atingindo as pessoas a nossa volta e consequentemente nosso planeta.
Acredito que devemos pensar sobre o que temos propagado a nossa volta, se sorrisos, gratidão e palavras de confiança ou se, ao contrário, “cara fechada”, reclamação e pessimismo.
Algumas pessoas ao colocarem a cabeça no travesseiro mal conseguem dormir, preocupadas com sua vida, seus empregos, e com o futuro de seus filhos.
Mas talvez seja porque ela mesma coloque dentro de sua casa e de sua mente motivos para temer, quando, ao acordar já liga o noticiário e assiste repetidamente, durante todo o dia, as mesmas noticias que propagam a violência, o medo, as catástrofes.
Lê os jornais e comenta estas mesmas noticias com amigos e faz desse o assunto principal no almoço com a família.
Assim fica difícil ter uma noite tranqüila, pois colocou em seu dia uma carga muito grande de informações negativas! Eu não acho que precisamos nos alienar, é claro que precisamos estar “ligados” ao que acontece no mundo, mas acima de tudo, precisamos ser seletivos!
A TV também oferece programas educativos e descontraídos, os jornais e revistas noticiam avanços científicos, mostram entidades que se formam a cada dia, justamente buscando fazer algo de concreto para modificar esta dura realidade. Existem milhares de livros que nos trazem palavras de encorajamento e força, mas precisamos nos dispor a lê-los!
Percebem que sempre temos o poder da escolha? E são justamente nossas escolhas que determinam o tipo de “ondinhas” que propagamos em nossas vidas!
Devemos perceber que quando aprendemos a escolher características positivas para trazer às nossas vidas, temos condições de ser mais gratos!
A gratidão é elemento fundamental para que o ser humano se desenvolva em sua plenitude.
Com certeza temos muitos motivos de alegria e contentamento, mas é preciso notá-los em nossas vidas e dar-lhes o devido grau de importância, ao invés de relegá-los a ultimo plano, como normalmente fazemos!
Aqui vai uma sugestão: Pegue um caderninho e anote nele todos os dias, algo de bom que te aconteceu, por mais simples que seja.
Talvez um sorriso sincero, um abraço acolhedor, uma paisagem que chame a atenção. Provavelmente vai perceber que o que te faz bem são coisas simples, como um picolé de limão numa tarde quente, o abraço do filho que vai para a escola e a suavidade de um toque carinhoso.
Mas esta percepção é que faz toda a diferença e nos proporciona a possibilidade de colocar um sorriso no rosto e espalhar ondinhas de alegria e esperança!

Um abraço,

Cacilda Zeraik

Nenhum comentário: