sexta-feira, 1 de julho de 2011

Sentir-se Injustiçado!



Grupo Terapêutico no Espaço Lakshimi / Lagoinha

Questão:
Muitas vezes a pessoa se sente injustiçada, isto é, faz de tudo para o outro, doa-se o tempo todo, mas não recebe nada em troca, nem um reconhecimento.


Reflexão:
A pessoa que sempre está fazendo para o outro, encontra-se normalmente num processo de idealização, isto é, imagina a cena perfeita em que ela faz tudo perfeito e recebe em troca o tão sonhado reconhecimento, as "palmas". Ela sempre está em busca de querer agradar para ser aceita.

Ela se esvazia dando-se o tempo todo, dando sua energia, sua atenção, suas ações e depois espera ser preenchido pelo outro.

Se a pessoa precisa de reconhecimento, é porque não se dá o suficiente, tem baixa auto estima.

Muitas vezes a pessoa faz tudo para o outro, com perfeccionismo, pensa em tudo, tenta o tempo todo estar no controle e no poder, mas é um alienado de si mesmo. Tem um nível grande de gasto de energia.

Seu maior esforço é o de querer agradar, porque no fundo se sente inseguro, se acha um fraco e precisa ser aceito pelos outros.


Dicas: Começar a perceber os pequenos detalhes que lhe fazem bem, pequenas coisas que lhe trarão satisfação. Começar a colocá-las em prática, iniciando um processo de "auto-preenchimento".

Um comentário:

cleonai.silva disse...

Olá passando visitando e seguindo. se puder me seguir eu gradeço.
http://naisilva1.blogspot.com/