sábado, 30 de julho de 2011

Projeção



Para aqueles que sinceramente desejam se conhecer um pouco mais, existe um processo chamado de Projeção que vale muito a pena ser utilizado.
Vou ser sincera: não é um processo fácil, mas é de um efeito enorme!!!
Funciona assim: Imagine um grande espelho onde vemos nossa imagem projetada! É assim que fazemos também em relação aos outros!
Isso significa que aquilo que vejo no outro, tem a ver comigo!!!!
Se acho que meu namorado é muito acomodado, minha mãe crítica demais, minha vizinha uma desleixada, pode acreditar que tudo isso tem a ver comigo também!
Calma...não precisa me xingar! Vou explicar melhor:
1º. A projeção acontece quando algo no outro me INCOMODA muito, me causa um DESCONFORTO, me IRRITA. Assim, se eu apenas constato determinada característica no outro, mas isso de forma alguma me incomoda, não é projeção!
Ufa! Melhorou neh!!!!
2º. Se eu me irrito muito com algo no outro...posso procurar em mim que de alguma forma, em algum aspecto de minha vida, eu tbem sou assim!
Vou explicar melhor: Se acho meu namorado acomodado, claro..talvez ele seja mesmo...isso é um fato!  Mas se isso me incomoda muito, posso usar esse DESCONFORTO a meu favor fazendo-me essa pergunta:
- Em que aspecto da minha vida eu também sou/estou acomodada?
Agora vem a parte da sinceridade (que nem sempre é fácil!!!), se eu olhar bem talvez descubra que estou acomodada com relação à minha saúde  (faz tempo que preciso ir ao médico, enrolo e não vou!), ou faz tempo que digo que esse ano eu vou aprender inglês (e nada de começar!); ou ainda sempre falo que vou voltar àquela minha prática religiosa que me deixa tão bem (e nada!).
Pronto! Se eu descobri a projeção, agora é mãos à obra neh! Fazer o que tem que ser feito. Resolver a MINHA questão.
É o mesmo processo para a mãe muito crítica (será que eu tbem sou crítica demais comigo mesma, talvez não perdoe meus erros???); e para a vizinha desleixada( o que eu tenho feito de qualquer jeito? Meu estudo, meu trabalho, os cuidados com meu corpo??)
Entenderam??!
Vendo por esse lado, meu namorado, aquele acomodado, pode sim me ensinar MUITA coisa a respeito de mim mesma!
Além de tudo, quando vou resolvendo as minhas questões, o incômodo com a acomodação do namorado vai diminuindo, resultado, eu paro de brigar tanto com ele e assim a relação se torna mais leve!
E se fizermos esse processo de buscar em nós o que vemos nos outro...olha só quanto crescimento!

Assim, fica aqui um convite: comece a perceber o que te incomoda nas relações mais próxima e vá à luta... busque  conhecer-se um pouco mais, afinal, como já dizia Sócrates “Conhece-te a ti mesmo!”

Se quiser uma ajuda  ou trocar uma idéia a respeito, é só me escrever! Terei prazer em ajudar!
Bjs,
Cacilda.

Nenhum comentário: